Projetos
PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS DE NOVA FRIBURGO VOLTADOS PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO:
PROJETO 1:
Título: Inclusão social e Fonoaudiologia: ações voltadas para jovens e adultos com necessidades especiais na relação escola, família e mercado de trabalho no município de Nova Friburgo.
Coordenador: Priscila Starosky - Docente
Resumo: O projeto pretende dar continuidade e expandir as ações iniciadas na Escola Estadual Municipalizada de Educação Especial Neusa Goulart Brizola no estágio curricular obrigatório em Fonoaudiologia Institucional realizado durante o ano de 2013. Estas ações estarão voltadas para a promoção de dois tipos principais de atividades:
1- capacitação e reflexão dos atores envolvidos no processo de inclusão social através do trabalho dos alunos adultos deficientes desta instituição. Este atores são familiares dos alunos, professores e funcionários da escola e representantes de empresas da iniciativa privada interessados em contratar pessoas com deficiência.
2 - ênfase no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos deficientes e nos processos de adaptações necessários para a inserção no mercado de trabalho. Ambas ações tem por objetivo a melhoria do acesso e da permanência dos alunos deficientes no mercado de trabalho, promovendo a inclusão social.
Público-alvo: Alunos, professores e funcionários da ESCOLA ESTADUAL MUNICIPALIZADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NEUSA GOULART BRIZOLA, assim como funcionários de empresas com interesse e necessidade de contratar funcionários portadores de necessidades especiais.
Número estimado de público: 133
Local de realização: O projeto será realizado no Campus Universitário de Nova Friburgo em parceria com a CENTRO DE CAPACITAÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PÚBLICO NEUSA GOULART BRIZOLA ligadO à Secretaria de Educação do município de Nova Friburgo.
Data de início: 01.04.15
Data de término: 01.04.16
Ações realizadas: Fórum - " Inclusão e Trabalho: Promovendo o diálogo e compreendendo os desafios"; Cinema e Debate - Filme "Colegas"; Oficina de Música.
Participação em eventos: Apresentação oral no ETARSERRA 2015
PROJETO 2:
Título: Visita domiciliar como estratégia de atenção à saúde bucal de pessoas com necessidades especiais.
Coordenador: Flávia Maia Silveira - Docente
Resumo: Este Projeto tem como objetivos realizar a visita domiciliar (VD) como estratégia de atenção à saúde bucal de pessoas com necessidades especiais, além de promover a sensibilização e aperfeiçoamento técnico-científico de acadêmicos de Odontologia para a prática profissional que considere os aspectos biopsicossociais inerentes ao contexto da vida desses indivíduos. O público prioritário foram pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais restritas ao leito ou com grande dificuldade de mobilidade, visitados semanalmente. Na primeira VD é realizada a avaliação das condições de vida do usuário e família e dos dados sobre a saúde, além de orientações e início das atividades de educação em saúde que serão constantes ao decorrer da ação. A partir da segunda, executa-se o plano de tratamento para ser obtida a resolubilidade clínica e estimulação para a motivação de usuários/familiares para cuidados preventivos. Foram realizadas ações de educação em saúde individuais e para a família, atendimento odontológico domiciliar e atividades que estimulem a interdisciplinaridade, como discussão de casos e seminários. As propostas deste Projeto melhoraram a saúde bucal dos participantes e introduzam mudanças no processo ensino-aprendizagem, valorizando a interdisciplinaridade, intersetorialidade e a integração ensino-serviço-pesquisa, incluindo novos cenários de prática que sejam mais representativos da realidade social.
Público-alvo: O público-alvo será constituído por pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais restritos ao leito ou com grande dificuldade de mobilidade.
Número estimado de público: 325
Local de realização: Domicílios situados no Município de Nova Friburgo.
Período de realização: Período de Realização: - Atendimento semanal às quintas-feiras de 8:00 às 12:00h e de 13:00 às 17:00h e quartas-feiras de 10:00 às 17:00h.
Data de início: 01.03.2015
Data de término: 30.12.2015
PROJETO 3:
Título: Vídeos em saúde: uma proposta participativa de intervenção social e promoção de saúde de pessoas com necessidades especiais.
Coordenador: Flávia Maia Silveira - Docente
Resumo: Esta proposta tem como objetivo produzir vídeos sobre saúde que aborde diversas questões abrangentes sobre a temática “deficiências, incapacidades ou necessidades especiais”, com intuito de intervir socialmente e participativamente, através da integração de ações de promoção de saúde que estimulem a mudança de comportamento dos indivíduos a partir de informações prestadas e reflexões e discussões proporcionadas pelo processo de criação dos produtos gerados. Dessa forma busca-se aproveitar as potencialidades educativas e comunicativas da produção e utilização dos vídeos para facilitar a democratização e a universalização das informações sobre a saúde e qualidade de vida, com a participação da população, docentes e discentes envolvidos. A estratégia pretendida é aproveitar o recurso audiovisual de várias formas, desde o processo de produção à utilização do produto final, dependendo dos objetivos da atividade de educação em saúde e do público-alvo. A produção e utilização de vídeos em saúde pela Universidade, em conjunto com essas parcerias interdisciplinares e intersetoriais, são importantes como um recurso de ampla utilização tanto para atendimento às demandas da comunidade, quanto para realização de propostas político-pedagógicas mais adequadas à formação profissional dos alunos da graduação de Odontologia, Fonoaudiologia e Biomedicina, únicos cursos ofertados nesse Pólo da UFF.
Público-alvo: Diante da importância de toda a sociedade ser envolvida nas discussões sobre as questões relacionadas às pessoas com necessidades especiais, esse Projeto optou pela definição de um público-alvo diversificado. Dessa forma, foi dividido em grupos distintos para melhor definição e aproveitamento das atividades propostas e alcance dos objetivos do Projeto. Sendo assim, o público-alvo será: a) Pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais* *o termo “necessidades especiais” é utilizado segundo a classificação de Haddad, 2007: 1.Distúrbio da Inteligência; 2. Síndromes congênitas cromossômicas ou de origem mitocondrial e deformidades; crânio-maxilo-faciais; 3. Defeitos físicos; 4. Distúrbios comportamentais e psiquiátricos; 5. Doenças sistêmicas crônicas e condições sistêmicas (diabetes; cardiopatias; doenças hematológicas; epilepsia; doenças autoimunes e vesicobolhosas, insuficiência renal crônica, pacientes irradiados em região de cabeça e pescoço; pacientes transplantados; pacientes imunossuprimidos por medicamentos; pacientes gestantes); 6. Doenças infecto-contagiosas; 7. Distúrbios sensoriais e de comunicação (surdez, alterações na acuidade visual e distúrbios da fala). b) Indivíduos e/ou setores envolvidos com o tema em questão (familiares, comunidade e sociedade civil organizada) c) Escolares do ensino fundamental e ensino médio. d) graduandos e profissionais da área da saúde e da educação.
Número estimado de público: 2454
Local de realização: Universidade Federal Fluminense – Polo Nova Friburgo – RJ: auditório multimídia, laboratório de informática, sala de estudo, salas de aula, quadra poliesportiva e clínica de atendimento a pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais; - Centro de Capacitação e Atendimento Educacional Especializado Público (CCAEEP) E.E.M.E.E. Neusa Goulart Brizola– Localizada no espaço geográfico do Campus da Faculdade de Odontologia – Endereço: Rua Doutor Henrique Braune, 22 fundos. Centro – Nova Friburgo – RJ. CEP: 28625650 - AFAPE - Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando, localizada à Avenida José Pires Barroso, 1001 - Olaria, Nova Friburgo - RJ. Telefone: (22) 2522-8608. - Unidades de saúde (Estratégia Saúde da Família - Unidades Mury, Varginha, Campo do Coelho, Olaria; Unidade Básica Policentro) integrantes do Programa Saúde na Escola de Nova Friburgo (PSE/NF); - Unidades da Rede de Educação Municipal e Estadual de Nova Friburgo atendidas pelas disciplinas da UFF e integrantes do PSE/NF (E.E.Maximiliam Falk; E. M. Dante Magliano; E. M. Juscelino Kubitscheck de Oliveira; E. E. Dr. Vicente de Moraes; E. E. Padre Franca).
Período de realização: Ações semanais de promoção de saúde nas Instituições Parceiras CCAEEP, AFAPE , Unidades de saúde de Ensino Municipal e Estadual, integrantes do PSE/NF e na UFF- Polo Nova Friburgo: quartas-feiras de 8:00 às 17:00h; quintas-feiras e sextas-feiras de 8:00h às 12:00h. - Oficinas de vídeos em saúde com carga horária aproximada de 30 horas, realizadas semestralmente em data a ser agendada - planejamento e produção de material audiovisual: às sextas-feiras de 8:00h às 12:00
Data de início: 01.03.2015
Data de término: 30.12.2015
PROJETO 4:
Título: Atenção à Saúde Bucal de Pessoas com necessidades Especiais.
Coordenador: Flávia Maia Silveira / Docente
Resumo: Na atenção à saúde bucal, a inclusão social de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais pode ser vislumbrada a partir de propostas para a integralidade da atenção à saúde e adoção de hábitos e estilos saudáveis. Este Programa tem como objetivos promover a atenção à saúde bucal de pessoas com necessidades especiais, além de promover a sensibilização e aperfeiçoamento técnico-científico de acadêmicos de Odontologia para a prática profissional que considere os aspectos biopsicossociais inerentes ao contexto da vida desses indivíduos. Os participantes serão pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais atendidas pela Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo, pelo PSE e pelas Instituições CCAEEP, APAE, AFAPE, seus familiares, profissionais destas instituições e organizações não governamentais envolvidas com o cuidado de tais pacientes. A equipe é composta por membros externos e internos, sendo docentes, servidor e alunos dos três cursos de Nova Friburgo. Serão realizadas ações de educação em saúde, atendimento odontológico (domiciliar e na clínica da Faculdade), discussão de casos e seminários. Espera-se que as propostas deste Programa melhorem a saúde bucal dos participantes e introduzam mudanças no processo ensino-aprendizagem, valorizando a interdisciplinaridade, intersetorialidade e a integração ensino-serviçopesquisa, incluindo novos cenários de prática que sejam mais representativos da realidade social.
Público-alvo: O público-alvo será constituído por grupos de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, de acordo com as seguintes condições fisiológicas e patológicas que impliquem em alteração do protocolo de atendimento odontológico (segundo a classificação de Haddad, 2007): 1.Distúrbio da Inteligência; 2. Síndromes congênitas cromossômicas ou de origem mitocondrial e deformidades crânio-maxilo-faciais; 3. Defeitos físicos; 4. Distúrbios comportamentais e psiquiátricos; 5. Doenças sistêmicas crônicas e condições sistêmicas (diabetes; cardiopatias; doenças hematológicas; epilepsia; doenças autoimunes e vesicobolhosas, insuficiência renal crônica, pacientes irradiados em região de cabeça e pescoço; pacientes transplantados; pacientes imunossuprimidos por medicamentos; pacientes gestantes); 6. Doenças infecto-contagiosas; 7. Distúrbios sensoriais e de comunicação (surdez, alterações na acuidade visual e distúrbios da fala).
Número estimado de público: 2236
Local de realização: Universidade Federal Fluminense – Polo Nova Friburgo – RJ: Clínica de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais; auditório multimídia e salas de aula. - APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo, localizada à Rua Ventura Spargoli, 1, Nova Friburgo - RJ, 28635-100. Telefone:(22) 2522-8670 - AFAPE - Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando, localizada à Avenida José Pires Barroso, 1001 - Olaria, Nova Friburgo - RJ. Telefone: (22) 2522-8608. - CCAEEP - Centro de Capacitação e Atendimento Educacional Especializado Público – Localizado no espaço geográfico do Campus da Faculdade de Odontologia – Endereço: Rua Doutor Henrique Braune, 22 fundos. Centro – Nova Friburgo – RJ. CEP: 28625650 - Domicílios situados em terrítórios adstritos das Unidades de saúde (Estratégia Saúde da Família - Unidades Mury, Varginha, Campo do Coelho, Olaria; Unidade Básica Policentro); - Unidades da Rede de Educação Municipal e Estadual de Nova Friburgo atendidas pelas disciplinas da UFF e participantes do Programa Saúde Escola (E.E.Maximiliam Falk; E. M. Dante Magliano; E. M. Juscelino Kubitscheck de Oliveira; E. E. Dr. Vicente de Moraes; E. E. Padre Franca.
Período de realização: Período de Realização: - Atendimento semanal na Clínica de atendimento a pacientes com necessidades especiais: quintas-feiras de 13:00 às 17:00h; - Ações semanais de promoção de saúde nas instituições parceiras e em domicílio: quartas-feiras de 10:00 às 17:00h.
Data de início: 28.02.2015
Data de término: 30.12.2015